. Verão: estação multifuncional. Nele podemos jogar bola, correr no parque, tomar sorvete, usar bermuda, dormir sem cobertas, levantar sem precisar que nos joguem um balde de água fria e tomar banho sem temer que o chuveiro estrague.
. Apenas uma rede, uma jarra de suco e uma música suave diariamente as vezes são suficientes para ser feliz durante o verão inteiro.
. É no verão que a azaração rola solta, mulheres com roupas curtas e homens alucinados contemplando uma maré de sereias em todos lugares. Muitas festas, muito agito, qualquer lugar é perfeito para mais uma comemoração, seja ela qual for.
. Um grande problema é que moramos no sul, portanto temos a infelicidade de ter um dos invernos mais rigorosos do país, pondo fim à alegria daqueles que gostam tanto do calor. Enquanto no verão temos inúmeras coisas para se fazer, no inverno ficamos limitados a atividades restritas, reduzidas a quase zero, talvez para combinar com a temperatura...
. No inverno tudo se torna mais difícil: acordar, levantar, se arrumar, tomar banho, sair... perdemos muito tempo tomando coragem primeiro. As roupas precisam de um cuidado maior, já que será mais complicado lavá-las e secá-las. Na cozinha, a louça torna-se pesadelo para as mãos de quem precisará enfrentá-la.
. Quem sai ganhando com tudo isso são as lojas de vestimentas, afinal custa bem mais caro comprar um casaco de couro do que uma camiseta de manga curta. A proporção de compras aumenta drasticamente, muitos ítens tornam-se indispensáveis :manta, blusão, moletom, casaco grosso, luvas, toca, abrigo e por ai vai. Ao passo que no verão 3 camisetas e 2 bermudas já bastariam.
. Interessante é saber que o turísmo também se intensifica nessa época do ano, enquanto nós queremos o verão de volta algumas pessoas visitam nosso estado em busca das baixas temperaturas. Cidades como Gramado e Canela se transformam em grandes anfitriões, recebendo visitantes dos mais variados lugares. Toda uma estrutura é montada para proporcionar o máximo de aproveitamento à estadia dos turistas. Passeios programados, hotéis aconchegantes, culinária sedutora... tudo minunciosamente preparado com a intenção de agradar e convidar os viajantes a retornar no próximo inverno.
. E quanto a quem mora aqui e não tem dinheiro para tanto? vai fazer o que além de procurar maneiras para se aquecer? acaba tendo que se conformar com um chocolate quente debaixo das cobertas enquanto assiste a novela das nove! =/
.
inferno de gelo só nós conhecemos!
ResponderExcluir